Sustentabilidade

Cenário Ambiental
Cenário Econômico
Cenário Social

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

Engajado no modelo de desenvolvimento sustentável (respondendo às necessidades do presente sem comprometer o atendimento às gerações futuras), o Perini Business Park oferece à comunidade um ambiente harmonioso entre a natureza e o progresso. A preservação das áreas verdes existentes, a recomposição de áreas com novas mudas e o respeito à legislação ambiental fazem parte da cultura do empreendimento.

 

Dos 2,8 milhões de m² de área total, aproximadamente 600 mil são constituídos por Áreas de Preservação Permanente (APPs) e vegetação remanescente, onde as plantas e pequenos animais nativos da região podem garantir sua subsistência de forma segura. Este diferencial oferecido pelo Perini Business Park é imprescindível na busca da sustentabilidade por parte das organizações produtivas.

trilha-do-gato-do-mato

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

Após amplo estudo e planejamento, o NEA – Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini vem com a proposta de disseminar o conhecimento sobre o meio ambiente, promovendo a pesquisa da fauna e flora da Mata Atlântica e proporcionando maior contato das pessoas com a natureza.

Conheça as trilhas ecológicas

O Perini Business Park está de portas abertas para receber visitantes nas trilhas interpretativas especialmente criadas para educação ambiental, num total de 980 metros. São oferecidas duas opções de trajeto – Trilha do Gato-do-Mato (com 340m) e do Bacupari (com 920m) – em meio a uma área total de mais de 34 mil m² de mata nativa que contempla diversas variações de espécies entre árvores e animais. Coordenada pela Administração Condominial, a visitação às trilhas é limitada e acompanhada por um guia capacitado.

Coleta Seletiva

Faz parte da estrutura de todo empreendimento comprometido com a sustentabilidade à palavra reciclagem. Reciclar é mais do que encontrar destino certo para os resíduos. É pensar no meio ambiente, no futuro do planeta e usar tecnologia para obter recursos que não tragam danos ao planeta. É importante sempre lembrar a máxima do pai da Química moderna, Antoine Lavoisier: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. O Programa de Coleta Seletiva atende todas as empresas e possibilita que o reaproveitamento de resíduos seja feito em todo condomínio. Além de contribuir para a diminuição da exaustão de recursos naturais, o papel socioeconômico exercido por quem recicla é muito importante. Novos produtos, empregos e mais renda familiar são criados por quem reaproveita. É preciso mudar. É preciso criar outros hábitos. É preciso reaproveitar.

BRASIL

Um destino seguro para investimentos

Uma das características da globalização é que nenhum país comporta-se como uma ilha capaz, inatingível diante das variações de intensidade dos ventos econômicos mundiais. Maior nação do Hemisfério Sul, o Brasil, no entanto, vem despontando como um país que, graças aos bons fundamentos econômicos e financeiros que instituiu e solidificou nestas últimas décadas, construiu um lastro capaz de manter uma estabilidade confiável, mesmo em tempos de desafios.

São ativos como a constituição de um mercado consumidor interno de grande importância, fortalecido sobretudo na última década, que é capaz de absorver crescentes parcelas da produção interna brasileira. Outro trunfo é a modernização dos setores envolvidos com a produção de commodities de origem agrícola e mineral, o que tornou o País um insuperável player mundial. No plano das diretrizes de governo, as autoridades monetárias brasileiras adotaram uma postura conservadora, preservando incólumes os fundamentos econômicos, o que torna o País um dos mais confiáveis destinos mundiais para investimentos.

SANTA CATARINA

Um Estado de empreendedores

Santa Catarina reúne os melhores índices socioeconômicos entre os Estados brasileiros. Com um parque industrial extremamente diversificado e moderno, o Estado é um dos maiores exportadores do País. Uma das razões para a consolidação econômica e industrial é o perfil de ocupação que retoma os anos da imigração. Santa Catarina recebeu várias levas de europeus, em especial portugueses, alemães e italianos, que foram responsáveis pelo desenvolvimento de empreendimentos familiares que empregavam expertises variadas. Com o passar do tempo, tais negócios evoluíram para empresas que cresceram mantendo a tradição de empregar tecnologias inovadoras e ousadas, tanto no ambiente urbano quanto no rural.

Outra particularidade do desenvolvimento econômico em Santa Catarina é o forte empreendedorismo entre sua população economicamente ativa. Levantamentos indicam que 60% dos catarinenses que estão no mercado de trabalho estão empregados em micro e pequenas empresas. Mais da metade da renda de salários é gerada em empresas de pequeno e médio porte. Essa

 

pulverização empresarial permite que o Estado seja menos permeável a crises setoriais. Essa peculiaridade é uma das responsáveis por situar a economia de Santa Catarina como a quarta maior entre todos os Estados brasileiros, embora seja o 11º colocado nacional em número de habitantes.

A infraestrutura do Estado está entre as melhores do País. Seus portos, rodovias, ferrovias e aeroportos estão entre os melhores do Brasil e em constante aprimoramento e expansão. A energia elétrica chega a praticamente 100% das propriedades rurais e os serviços de telefonia também atendem quase todo o território estadual. O Estado é auto-suficiente em energia elétrica, possui reservas de carvão e é abastecido pela malha nacional de gás natural.

Entre a população urbana, 94,3% tem acesso à água tratada e a rede de 215 hospitais e cerca de 3.800 unidades de saúde é suficiente para proporcionar uma ampla cobertura à população. Levantamento sobre o Índice de Desenvolvimento Humano realizado em 2003 apontou as regiões metropolitanas de Florianópolis, Joinville e Blumenau como as que alcançaram a melhor pontuação entre outras 30 metrópoles brasileiras. Nesse levantamento, o item de maior peso foi a educação que, nessas três regiões, chegou a 0,934, 0,933 e 0,939, respectivamente.

JOINVILLE

Mão-de-obra de qualidade

Joinville tem sua economia baseada na indústria, com destaque para a metalurgia e os plásticos. É o terceiro maior pólo industrial do Sul do Brasil e responsável por aproximadamente 14% do Produto Interno Bruto de Santa Catarina. O perfil industrial da cidade é caracterizado por grupos atuantes no setor metal-mecânico, químico, de plásticos, têxtil e de desenvolvimento de software. Em um raio de 130 km, há cinco portos e três aeroportos, sendo dois deles internacionais.

A cidade tem por tradição formar mão-de-obra técnica de qualidade e, em muitos casos, treinada por especialistas de empresas do porte da Tigre, Wetzel, Whirlpool, Embraco e Tupy, entre outras. É considerada a melhor formação, em todo o País, de técnicos nos setores de mecânica e metalurgia. Na cidade, está grande parte das quase 3.500 indústrias que formam o pólo eletrometal-mecânico e são responsáveis por 22% das transações internacionais do Estado. Também tem relevância na base econômica da cidade a presença de um número importante de empresas desenvolvedoras de softwares.

Cenário Social

O Perini Business Park preocupa-se muito com o bem estar das pessoas que por aqui passam. E essa preocupação em querer com que as pessoas se sintam bem se difere, entre empresas sistemistas, colaboradores das empresas sistemistas, visitantes e comunidade. Abaixo, listam-se alguns itens que demonstram a participação do Perini Business Park na vida dessas pessoas:

Educação Continuada

O Perini Business Park desenvolve gratuitamente para os funcionários das empresas instaladas no condomínio, em parceria com o SESI, cursos que promovam a educação.

Um dos programas, denominado Educação de Jovens e Adultos (EJA) dá oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio para os trabalhadores que não conseguiram, ainda, terminar os estudos. Para que as turmas sejam abertas, há necessidade de uma demanda mínima. Além deste curso, também são oferecidos gratuitamente diversos cursos na área de Relacionamentos, Línguas e Informática.

Giornata Mural

Jornal interno do Perini Business Park, que mensalmente é distribuído às empresas. O Giornata traz para as pessoas, as informações dos acontecimentos mais relevantes que envolvem o empreendimento como um todo.

Grupos Internos

O Perini Business Park possui alguns grupos internos para discussão de assuntos relacionados a diversas áreas. São eles:

FIP – Fórum de Ideias Perini: Conselho formado por sistemistas, para deliberarem sobre as necessidades do empreendimento, tendo como principal objetivo o bem comum das pessoas e empresas presentes no Perini Business Park.

CONDEM – Conselho Diretor de Emergência: Tem como função criar e manter equipe treinada para atuar na prevenção e ação em casos de emergências dentro do Perini Business Park. Formam-se anualmente em torno de 25 novos brigadistas e atualmente a Brigada Interna é formada por aproximadamente 140 voluntários.

INTEGRA:  Em cada reunião, são abordados assuntos aleatórios, porém específicos que atingem diversas áreas da empresa, como os setores  de RH, Fiscais, Contábeis, Compras entre diversos outros. Os assuntos abordados são pertinentes à cada área, com a participação de palestrantes renomados, que trazem para o conhecimento de todos as últimas novidades e considerações sobre os temas, bem como as consequencias que elas trazem para as empresas e seus colaboradores.

Gestão Compartilhada Norte: braço regional da ACIJ –  que reúne quinzenalmente representantes de empresas do Distrito Industrial Norte para trocar experiências e discutir sobre temas relevantes.

Eventos Esportivos

Durante o ano, são promovidos diversos eventos esportivos entre as empresas do parque, como:

Copa Perini: Torneio de futebol realizado uma vez ao ano, com duração de aproximadamente dois meses e que reúne dezenas de equipes esportistas.

Gincana de Pesca: evento que ocorre anualmente e reúne em torno de 30 equipes e um número aproximado de 150 pessoas.

Outras Atividades: existem alguns parceiros que no decorrer do ano junto com a Administração Condominial do Perini Business Park, desenvolvem outras atividades esportivas como a tradicional Corrida do Trabalhador em parceria com o Sesi, que acontece todo dia 1º de Maio e reúne um número muito expressivo de participantes, além de outras atividades em épocas diferentes como, Ciclismo, Corrida de Aventura e outras.

eventos-esportivos

 

Apoio à Comunidade

Sempre pensando no bem estar das pessoas e querendo contribuir com o futuro das novas gerações, o Perini Business Park, envolve-se com a comunidade de forma contínua, desenvolvendo e auxiliando principalmente em projetos nas escolas do entorno. Em 2013 as escolas beneficiadas foram: Adolpho Barstch, em Pirabeiraba – onde o Perini Business Park finalizou o projeto de captação de água da chuva, fazendo com que o mesmo fosse automatizado, gerando para a escola uma economia de aproximadamente 20% no consumo de água. A outra escola beneficiada foi a Rodrigo Lobo, no bairro Jardim Sofia – a escola havia recebido alguns condicionadores de ar, porém os mesmos não foram instalados devido à infraestrutura elétrica não estar de acordo. Nesta escola o Perini Business Park, fez a doação de todo cabeamento elétrico, sua instalação e a instalação dos condicionadores de ar.

Turismo Industrial e Ambiental

Industrial: O Programa de Turismo Industrial atende durante o ano inúmeras Universidades, Grupo de Empresários, Rotaries e outros grupos organizados. Nesta visita as pessoas tem a oportunidade de conhecer o empreendimento como um todo e conhecer o parque fabril de alguma empresa aqui instalada. Todas as visitas devem ser agendadas.

Clique aqui para agendar

Ambiental: O Condomínio Perini Business Park recebe visitantes e apresenta aos mesmos questões relacionadas à gestão ambiental do Condomínio Perini, como as trilhas interpretativas do Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini (NEA), o viveiro de mudas nativas, a Estação de Tratamento de Efluentes Sanitários (ETE), as Áreas de Preservação Permanente (APP) e sua forma de recuperação. O turismo ambiental ocorre em horário comercial, durante todo o ano, devendo ser agendado previamente.

Clique aqui para agendar

Melhorias Contínuas

Continuamente o Perini Business Park, vem investindo em melhorias, sempre pensando no bem estar das pessoas que passam boa parte do seu tempo dentro do parque, como a construção de calçadas, instalação de câmeras, pontos de ônibus, áreas de lazer, entre outros.

Jornada Social Perini

Com iniciativa do Instituto Martinelli e pensando na qualidade de vida das pessoas que aqui convivem, a Jornada Perini veio com o propósito de desenvolver atividades de prevenção e promoção nas áreas de educação e saúde. O evento ocorre durante uma semana inteira, e para melhor atender as pessoas, o horário do evento é entre 12:00 e 14:00.

Happy Hour Executivo

Evento no qual as Lideranças de cada empresa presente no Perini Business Park aproveitam para trocar ideias e ampliar relacionamentos.

campeonato-de-golfe

Programa de Integração

Para dar as boas vindas aos novos colaboradores das empresas sistemistas do Perini Business Park, instituiu-se o Programa de Integração, que ocorre toda segunda terça-feira de cada mês. Neste encontro, são repassadas às pessoas informações de conhecimento geral do empreendimento e de como podem beneficiar-se dos serviços que se concentram aqui dentro.

Rede de Serviços

Um dos principais diferenciais do Perini Business Park é a variedade de prestadores de serviços que existem em um só local. Hoje existem mais de 40 Prestadores de Serviço que atuam em 12 segmentos diferentes.

Além de trazer novas empresas e negócios para dentro do empreendimento, a área comercial preocupa-se muito em trazer Prestadores de Serviço que atendam as necessidades não só das empresas aqui instaladas, mas dos colaboradores que fazem parte destas empresas.

Agende-se

The visitation program is open to all interested community, especially students.