5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Perini Business Park alinha compromisso sustentável aos ODS

No mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, reforça seu compromisso com a construção de um mundo mais justo e igualitário. Um conjunto de iniciativas de caráter econômico, social e ambiental desenvolvidas pelo parque estão alinhadas a 9 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável formam uma agenda global com prioridades e aspirações para 2030 que foi definida em conjunto por diversos setores da sociedade nos 193 países signatários.
Água, Energia, Consumo Consciente e Biodiversidade

Em sintonia com o ODS 6 (Água potável e saneamento), o Perini mantém uma estrutura para o tratamento de 100% do esgoto sanitário produzido por cerca de 10 mil pessoas que frequentam o parque diariamente. O prédio mais recente – Ágora Hub, inaugurado em 2019 – atende aos requisitos do ODS 7 (Energia Limpa e Acessível): foi projetado para valorizar a luz natural, tem energia fotovoltaica, com 120 placas, iluminação a base de LED e um elevador com sistema de regeneração de energia.

A gestão ambiental, o incentivo às compras de fornecedores da região e a coleta seletiva com envio para reciclagem dos resíduos produzidos pelas mais de 240 empresas do Perini estão de acordo com o ODS 12 (Consumo e produção responsáveis).

Relacionado ao ODS 15 (Vida Terrestre), o parque mantém 720 mil m2 de área verde preservada. Neste espaço, rico em biodiversidade, desenvolve monitoramento da fauna e da flora, sub-programa de conservação do Bugio-ruivo (espécie vulnerável à extinção) e um vasto programa de educação ambiental que já beneficiou 6.100 crianças de 120 escolas com visitas guiadas a trilhas ecológicas.

Educação, Saúde e Bem-estar, Capacitar e empoderar os indivíduos por meio de uma educação de qualidade é o centro do ODS 4 e também o objetivo de dois programas realizados nas instalações do parque: o Think Thank Criando o Futuro, que trabalha a liderança transformacional com jovens acadêmicos, e o Programa de Visitas institucionais para alunos do 9º ano do ensino fundamental, que na edição de 2019 atendeu a mais de 500 estudantes de 16 escolas.

Já o ODS 3 contempla atividades que promovem a saúde e o bem-estar para pessoas de todas as idades, como a Corrida do Bem, com centenas de atletas, e a Sipatma Coletiva, que abrange 19 empresas e 1.300 participantes.
Crescimento Econômico e Inovação O ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) estão diretamente relacionados às características do parque, ao propósito de fortalecimento industrial e fomento à inovação e a sua importância econômica – o Perini responde por 21% da riqueza de Joinville e por mais de 2% do PIB de Santa Catarina. E o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) está em consonância com o Perini Citylab – que transforma o parque, com suas características, em um laboratório de testes para soluções tecnológicas destinadas às cidades inteligentes.

Assessoria de Imprensa
Logos – Conexão e Conteúdo
Simone Gehrke – simone@logosag.com.br | 47 999716117

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on email
Envie para um amigo

Deixe um comentário: